top of page

“CAFÉ COM LUTAS”: SINDS-UFSJ TRAZ REFLEXÕES SOBRE O DIA DO TRABALHADOR

  • Foto do escritor: Sinds-UFSJ
    Sinds-UFSJ
  • 28 de abr. de 2022
  • 3 min de leitura


Em assembleia da categoria, os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de São João del-Rei aderiram ao Dia Nacional de Paralisação dos Servidores Públicos pela Campanha Salarial Unificada 2022, que está acontecendo em todo o país nesta quinta (28).


Como parte da programação de mobilização para o data, o Sinds-UFSJ realizou mais uma edição do “Café com Lutas”, desta vez tendo como foco o Dia do Trabalhador.


Além dos servidores da UFSJ, o evento contou com a participação de representantes de outros sindicatos de trabalhadores de São João del-Rei, como professores da rede estadual de ensino, metalúrgicos e profissionais da saúde.



Janaine Ferreira, coordenadora da subsede do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) de São João del-Rei, relembrou a luta da categoria contra o Governo do Estado pelo pagamento do piso salarial.


“Nós avaliamos que conseguir aprovar na Assembleia Legislativa o reajuste foi muito positivo, é uma sinalização de que a gente tem a possibilidade de resgatar o regime de recuperação fiscal aqui em Minas”, disse a professora.


Ferreira também falou do resultado positivo das manifestações e paralisações dos professores da rede municipal de ensino que conseguiram pressionar os vereadores de São João del-Rei a vetar o projeto do executivo que propunha o parcelamento das dívidas da administração municipal com o Instituto Municipal de Previdência (IMP) em 35 vezes.



José Raimundo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Hospitais, Laboratórios e Consultórios Médicos e Odontológicos de São João del-Rei (Sintras), reforçou a importância da consolidação da união sindical e ressaltou a fragilidade do sistema de saúde pública durante o Governo Bolsonaro, exposta ainda mais devido a pandemia da Covid-19.


“Outra questão em defasagem é a questão salarial. Em São João del-Rei, existem profissionais da saúde recebendo um salário mínimo (...) O pessoal da UPA, Unidade de Pronto Atendimento, não recebe sequer adicional de insalubridade”, destacou o presidente do Sintras.



Gustavo Henrique Almeida, membro da base do Sinds-UFSJ, falou sobre a luta unificada dos servidores públicos nacionais pelo reajuste salarial.


“Foi sinalizada a possibilidade de um reajuste de 5%, que é um valor irrisório, mas já é um reajuste. Só que isso ainda nem saiu de forma oficial, e essa falta de informações levanta a preocupação de que não haja nem esse reajuste de 5%”, disse o servidor.



Arnaldo Passos, representante do Sindicato dos Metalúrgicos de São João del-Rei (SindMetal), relembrou as conquistas obtidas pela categoria em sua própria campanha por reajuste salarial e melhores condições de trabalho.


“Tudo que a gente tem no nosso acordo de trabalho, desde as questões de saúde à salário, foi conquistado com o suor das lutas do trabalhador. O sindicato que é presente consegue muita melhoria para o trabalhador”, reforçou.


O coordenador do Sinds-UFSJ, Joaquim Costa, voltou sua fala para uma reflexão sobre o Dia do Trabalhador: “O nosso salário mínimo deve ser um salário que dignifique o trabalhador, que dê condições da pessoa sobreviver. Se não for assim o trabalho não está dignificando o homem, está escravizando”.


Confira o evento completo aqui.



Assembleia Ampliada


Ainda como parte da programação do Dia Nacional de Paralisação dos Servidores Públicos pela Campanha Salarial Unificada 2022, o Sinds-UFSJ realizou na tarde desta quinta (28) uma “Reunião Ampliada com a Base”, que contou com a participação do diretor da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), Toninho Alves, debatendo as perspectivas da campanha pelo reajuste salarial para os servidores.


Comments


Sindicato dos Servidores da UFSJ

Praça Frei Orlando, nº170, Centro

São João del-Rei (MG) 36307-352

Tel (32) 33721047 - (32) 33721047

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
bottom of page