REUNIÃO DA DIRETORIA DO SINDS-UFSJ E REITORIA DA UFSJ ABORDA GESTÃO DA COGAM
- Sinds-UFSJ
- 16 de set. de 2024
- 2 min de leitura

Na terça-feira (10), a diretoria do Sinds-UFSJ e a reitoria da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) se reuniram para discutir a Comissão Permanente de Gestão e Acompanhamento das Modalidades de Jornada de Trabalho (COGAM) dos servidores técnico-administrativos em Educação da UFSJ.
Participaram da reunião os coordenadores do Sinds-UFSJ, Joaquim Rodrigues da Costa e Agostinho João de Souza; o servidor representante do Sinds-UFSJ na COGAM, Ubirajara Cesário; o membro indicado pelo Consu, Mark Tom Sawyer; membros do GT Acomp. PDG; o reitor da UFSJ, Marcelo Pereira de Andrade; o pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Lucas Resende Aarão; o servidor Mateus Gomes de Almeida como técnico administrativo convidado pelo Sinds-UFSJ e membros da gestão da universidade.
O reitor Marcelo Pereira de Andrade fez um histórico da última reunião, que contou com a participação do Sinds-UFSJ e da Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação da UFSJ (CIS/UFSJ), na qual foram discutidas as ações da COGAM. Ele explicou a dificuldade em recompor a comissão devido aos recentes acontecimentos.
O reitor também apresentou aos presentes um documento de uma denúncia feita à Ouvidoria da UFSJ sobre a questão da COGAM e do PGD.
Ubirajara Cesário, membro representante do Sinds-UFSJ na comissão, relatou todos os processos que estão em poder da COGAM e que precisam ser pautados com máxima urgência.
O coordenador do Sinds-UFSJ, Joaquim Rodrigues da Costa, reforçou o pedido de celeridade para todos os processos na COGAM e lembrou que, além disso, há pessoas que se prontificaram a participar da comissão para que suas atividades não fiquem suspensas, dadas as circunstâncias atuais.
O pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Lucas Resende Aarão, fez um histórico da atuação da comissão desde sua criação e apontou críticas que, na sua opinião, foram exageradas em relação a membros específicos da COGAM. Ele também destacou que a comissão da UFSJ está à frente de muitas universidades em termos nacionais.
Os servidores Mateus Gomes de Almeida, Ubirajara Cesário e Mark Tom Sawyer ressaltaram, respectivamente, que muitos servidores sentem que não há na atual gestão da COGAM a preocupação em aumentar o número de pessoas que estão em PGD e que muitos que já o fazem encaram isso com um direito adquirido, que há uma cobrança grande visto que a universidade tem muitos servidores que querem fazer o PGD nas suas diferentes formas e que as cobranças que foram feitas à COGAM devem ser encaradas como normais, uma vez que foram baseadas na resolução que norteia o trabalho desta comissão.
Como encaminhamento da reunião, o reitor determinou que a comissão pode trabalhar com os membros que não renunciaram de maneira a desafogar os processos, sobretudo os de flexibilização, visto que há membros para o quórum mínimo. Também se comprometeu a recompor a COGAM com os membros indicados pela gestão para continuar os trabalhos desenvolvidos. A partir daí espera-se que seja enviado e apreciado pelo Conselho Universitário (CONSU) a nova resolução sobre a Cogam, em que uma das mudanças sugeridas é uma nova composição desta comissão.
Comments