SINDS-UFSJ ADERE À PARALISAÇÃO NACIONAL DOS TAE'S NOS DIAS 15 E 16 DE OUTUBRO
- Sinds-UFSJ
- 15 de out. de 2024
- 3 min de leitura

Na quinta-feira (10), o Sinds-UFSJ se reuniu em assembleia geral híbrida para discutir a posição da categoria sobre a aprovação de novos cursos de pós-graduação EAD/UAB do NEAD, a paralisação nos dias 15 e 16 de outubro, deliberada na plenária da Fasubra nos dias 28 e 29 de setembro, a solicitação da CIS/UFSJ para o custeio da participação de um membro no Seminário Nacional no Rio Grande do Norte e o Encontro Nacional dos Aposentados, que ocorrerá de 15 a 17 de outubro, em Brasília.
Nos informes da assembleia, Matheus Gomes de Almeida, membro da Comissão Eleitoral do Sinds-UFSJ, comunicou que a comissão está finalizando os editais para a eleição do Conselho Fiscal e da nova Diretoria Executiva do sindicato. A expectativa é que o edital seja publicado na terça-feira (15 de outubro) e que a eleição aconteça no dia 18 de novembro. O servidor reforçou a importância do sindicato e da participação da base na luta sindical, salientando que o mandato da atual diretoria do Sinds-UFSJ termina no dia 30 de novembro.
O coordenador geral do Sinds-UFSJ, Joaquim Rodrigues da Costa, anunciou que o Churrasco do Dia do Servidor Público do Sinds-UFSJ ocorrerá no dia 26 de outubro (sábado). Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de outubro, por meio de um formulário de adesão enviado pelo sindicato em seus canais oficiais.
No segundo item da pauta da assembleia, “Participação dos professores Pablo Luiz Martins e Leonardo Cristian Rocha do NEAD sobre a importância dos cursos de pós-graduação EAD/UAB para o NEAD e para a UFSJ”, o filiado Matheus Gomes de Almeida, conselheiro Técnico Administrativo em Educação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEP), apresentou um histórico do tema para discussão, lembrando que a base do Sinds-UFSJ havia votado, em assembleia anterior, pelo posicionamento contrário à criação de novos cursos de pós-graduação na UFSJ, considerando o baixo RAT (relação aluno-técnico) da instituição e o aumento da carga de trabalho que a criação dos novos cursos acarreta para a categoria.
O coordenador do NEAD, Pablo Luiz Martins, participou da assembleia e esclareceu que o NEAD oferece cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), os quais recebem fomento e operam com recursos próprios, incluindo a contratação de pessoal terceirizado. “Esses novos cursos que estão surgindo agora representam uma nova oferta... agora temos a oportunidade de voltar a expandir o NEAD. Para isso, precisamos da aprovação desses cursos”, disse.
Em diversos momentos, membros da base e da diretoria do Sinds-UFSJ agradeceram a participação do coordenador do NEAD na assembleia e sua disposição para dialogar com a categoria sobre a criação de novos cursos.
Com 43 votos a favor, 1 contrário e 9 abstenções, a base do Sinds-UFSJ votou pela liberação dos representantes da categoria nos conselhos superiores para que votem a favor da criação de novos cursos, especificamente de pós-graduação EAD/UAB do NEAD.
No próximo item da pauta, a adesão à paralisação nos dias 15 e 16 de outubro foi aprovada por aclamação da base do Sinds-UFSJ. A paralisação foi proposta durante a plenária nacional da Fasubra, realizada em setembro, e tem como objetivo pressionar o governo federal pelo cumprimento integral do acordo de greve. Essa pressão se faz necessária devido à retirada de itens do Projeto de Lei que regulamentará o acordo de greve.
Quanto à solicitação da CIS/UFSJ para o custeio da participação de um membro no Seminário Nacional no Rio Grande do Norte, a base aprovou, por unanimidade, o custeio, mas deliberou também pelo envio de um ofício à reitoria da UFSJ solicitando o financiamento da participação de dois membros da CIS/UFSJ no seminário.
Quanto à participação do Sinds-UFSJ no Encontro Nacional dos Aposentados, que ocorrerá de 15 a 17 de outubro, em Brasília, foi aprovada a escolha de dois delegados: um representante da base e um da diretoria.
Comments