SINDS-UFSJ APROVA PEDIDO DE SINDICÂNCIA SOBRE A ATUAÇÃO DAS COORDENADORAS DA FASUBRA E ACORDA COM O COORDENADOR DA COGAM ENCAMINHAMENTOS PARA IMPLANTAÇÃO DO PGD PRESENCIAL
- Sinds-UFSJ
- 19 de set. de 2024
- 2 min de leitura

Na manhã de terça, 17 de setembro de 2024, o Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de São João del-Rei (SINDS-UFSJ) realizou uma assembleia geral em formato híbrido, reunindo membros presencialmente no Anfiteatro do Campus Santo Antônio e virtualmente via Google Meet para debater assuntos importantes para a categoria.
O coordenador-geral do sindicato, Joaquim Rodrigues da Costa, abriu a assembleia com os informes, como a confirmação do tradicional churrasco do Dia do Servidor Público, marcado para 26 de outubro, no Pesqueiro Recanto da Paz. Ele atualizou a base sobre o andamento dos grupos de trabalho (GTs) do Sinds-UFSJ e informou que o sindicato irá realizar a convocação de uma nova assembleia para prestação de contas referentes aos anos de 2022 e 2023. Ele também destacou que a entidade está preparando editais para as próximas eleições do Conselho Fiscal e da nova Diretoria Executiva.
Partindo para os itens de deliberação da pauta, o coordenador do sindicato apresentou a todos a solicitação de sindicância contra a atuação das coordenadoras da Fasubra, Cristina Del Papa e Loiva Chansis, aprovada por unanimidade pelos presentes. O pedido argumenta que as coordenadoras descumpriram o Estatuto da Federação ao passar por cima de deliberações da base e isso deve resultar em uma investigação.
A assembleia também discutiu as propostas para o Seminário de Carreira da Fasubra, que acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro. A servidora Mirella de Barros apresentou as sugestões do GT Carreira e a base aprovou que os delegados defendam os seguintes posicionamentos: que a racionalização dos cargos ocupados seja realizada antes do enquadramento dos servidores nos cargos amplos, a criação de apenas dois cargos amplos (técnico e analista educacional), a extensão do RSC para os aposentados, o fluxo contínuo RSC baseado na Educação formal, não concordar com a inclusão do RSC para doutores, neste momento e, por fim, a cobrança incisiva da mesa setorial com o MEC - 30h.
Os filiados Mark Tom Sawyer, Ubirajara Cesário e Joaquim Rodrigues da Costa apresentaram novos relatos sobre a reunião com a reitoria para tratar da COGAM e sobre a reunião da COGAM realizada na semana anterior, o pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Universidade Federal de São João del-Rei e coordenador da comissão, Lucas Resende Aarão, participou da assembleia e respondeu às dúvidas da categoria. O coordenador da COGAM disse que na próxima reunião será pautada a aprovação da Portaria Normativa que regulamentará o Ad Referundum do novo PGD, que inclui o PGD Presencial. Foi estabelecido que será realizada uma nova assembleia para dar continuidade às discussões sobre o assunto.
Comments